A Alegria Autêntica

A Alegria Autêntica

 

Não fique bêbado com vinho, que leva à devassidão. Em vez disso, sejam cheios do Espírito,  falando uns com os outros com salmos, hinos e cânticos do Espírito. – Efésios 5: 18-19 NVI

Quando foi a última vez que você falou com um cristão usando um salmo, um hino ou uma canção espiritual?

Se você for honesto, provavelmente terá que admitir que algo assim não acontece com muita frequência em sua vida.

Talvez os grandes heróis da fé tenham feito coisas assim, talvez o apóstolo Paulo tenha feito coisas assim, mas o resto de nós parece funcionar em um nível de alegria espiritual bem inferior.

A Bíblia, no entanto, parece ensinar que um espírito cheio de alegria está disponível para o cristão comum.

Nós temos o fruto do Espírito, um dos quais é a alegria (Gálatas 5:22). Jesus nos disse que “ninguém tirará a nossa alegria” (João 16:22), e que teremos a plena medida de sua alegria (João 17:13).

Pedro disse que, porque cremos em Jesus, estamos “cheios de uma alegria inexprimível e gloriosa” (1 Pedro 1: 8).

Os recursos de alegria necessários para começar a falar uns com os outros com salmos, hinos e cânticos espirituais estão disponíveis, basta interiorizar a presença de Jesus em sua vida.

Por outro lado, há coisas que podem prover uma falsa alegria. Ficar bêbado, por exemplo. Paulo está dizendo em nosso verso de hoje, que ficar embriagado com álcool é diametralmente oposto a estar cheio do Espírito e transbordando em música.

Sem dúvida, todos nós poderíamos pensar em coisas para adicionar a uma lista de exterminadores de alegria (problemas financeiros, problemas de saúde, problemas familiares, depressão, entre outros).

Sem dúvida, qualquer coisa em nossa caminhada de vida que se oponha à vida cheia do Espírito tende a roubar a alegria.

A chave, então, para um espírito cheio de música é se afastar de falsas alegrias, como ficar embriagado, e fazer o que Paulo diz – fique cheio do Espírito.

Que possamos buscar todas as coisas que vão proporcionar uma experiência autêntica de alegria no Espírito: lendo a Bíblia, adorando, orando, indo à igreja, ouvindo música cristã, etc.

Quem sabe? Talvez, da próxima vez que um crente passar, você sinta uma canção, um salmo, vindo do seu coração!

Oração

Pai, a alegria do Senhor é a nossa força! Que eu possa definitivamente, descansar no Senhor e buscar a alegria de ser cheio do Espírito Santo, a ponto de ver um irmão em Cristo, e sorrir, e me alegrar e quem sabe até cantar uma canção espiritual! Em nome de Jesus, amém!