A Feiura Espiritual

A Feiura Espiritual

 

Se dissermos que não temos pecado, nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemos dele um mentiroso e sua palavra não está em nós. – 1 João 1: 8-10 NKJV

Uma das principais certezas da vida cristã é que a Bíblia revela a vida do cristão como realmente é. A Bíblia não lida com uma realidade diferente daquela em que realmente vivemos.

Suas histórias não são fictícias e sua sabedoria é direta. Confrontar a Palavra de Deus escrita na Bíblia é como olhar em um espelho e ver como você realmente se parece, com rugas e tudo (Tiago 1: 23-24).

É por isso que a Bíblia não foge da realidade do pecado e do mal. A Bíblia não está tentando impressionar ninguém, nem ficar do lado bom ou varrer as coisas para baixo do tapete.

A Bíblia não evita mostrar as coisas feias da vida; mas nos ensina como lidar com elas. E uma das primeiras coisas feias com que devemos lidar, se não a primeira, é que somos pecadores. Nós vivemos em um universo projetado e criado por Deus, e estamos aquém de suas intenções originais.

O apóstolo João não faz carinhos sobre isso. Se afirmamos estar sem pecado, estamos nos enganando. Somos desprovidos da verdade, estamos chamando o designer e criador do universo de mentiroso e a Palavra de Deus não está em nós. Pode-se legitimamente acrescentar aqui que estamos evitando a realidade como ela é, e nós mesmos também.

Se estivermos dispostos a encarar a realidade, porém, se estivermos dispostos a olhar para nós mesmos no espelho da Palavra de Deus, então o caminho se abre para a solução de nossa feiúra espiritual: a confissão.

“A confissão é boa para a alma”, diz o ditado. E assim é, porque leva à limpeza de Deus. Deus providenciou os meios de limpeza através da obra expiatória de Jesus Cristo.

Mas esse trabalho não nos beneficia até que nos confrontemos com a realidade de nossa feiúra espiritual e estamos dispostos a confessar isso a Deus.

Oração

Pai, ajuda-me a vencer a feiura espiritual que é o pecado em minha vida. Me dá a beleza do Senhor, para que o Senhor possa brilhar em mim. Que minhas palavras e atitudes reflitam a Tua beleza! Em nome de Jesus, amém!