Aprendizado para a Vida

Aprendizado para a Vida

 

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. – Filipenses 4:11

Essas palavras nos mostram que o contentamento não é uma propensão natural do homem. O natural do ser humano é a murmuração.

“As ervas daninhas crescem rapidamente.” Cobiça, descontentamento e murmuração são tão naturais para o homem quanto espinhos no solo.

Não precisamos semear mato e ervas daninhas; elas surgem naturalmente, porque são próprias da terra: e, portanto, não precisamos ensinar os homens a reclamar; eles reclamam rápido, sem nenhuma educação.

Mas as coisas preciosas da terra devem ser cultivadas. Se quisermos trigo, devemos arar e semear; se queremos flores, deve haver o jardim e todo o cuidado do jardineiro.

Agora, o contentamento é uma das flores preciosas do céu e, se quisermos, deve ser cultivado; não crescerá em nós por natureza; é a nova natureza sozinha que pode produzi-la, e mesmo assim devemos ser especialmente cuidadosos e vigilantes para manter e cultivar a graça que Deus semeou em nós.

Paulo diz: “Aprendi … a me contentar;” ou seja, ele sabia o quanto era propenso a reclamar, por isso, aprendeu.

Custou-lhe alguns esforços para alcançar o mistério dessa grande verdade. Sem dúvida, ele às vezes pensava que tinha aprendido e depois desmoronou.

E quando ele finalmente alcançou o objetivo e pôde dizer: “já aprendi a contentar-me com o que tenho”, ele já era um homem velho de cabelos grisalhos, nas margens da sepultura – um pobre prisioneiro trancado na masmorra de Nero em Roma.

Podemos estar dispostos a suportar as fraquezas de Paulo e compartilhar a masmorra fria com ele, se também pudermos, de alguma maneira, atingir esse aprendizado.

Não aceite a noção de que você pode se contentar com o aprendizado, ou aprender sem disciplina. Não é um poder que possa ser exercido naturalmente, mas uma ciência a ser adquirida gradualmente.

Sabemos disso por experiência própria. Irmão, abafe esse murmúrio, por mais natural que seja, e continue sendo um aluno diligente na Escola do Senhor Jesus!

Escrito por Spurgeon

Oração

Pai, eu sou um pecador e necessito desse aprendizado! Me ensina a não murmurar e a me contentar com o que tenho! Tenho certeza que isto me trará paz e vida abundante! Em nome de Jesus, amém!