As Montanhas da Vida

As Montanhas da Vida

 

Respondeu Jesus: “Tenham fé em Deus. Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá. – Marcos 11:22-24

Jesus está obviamente usando metáforas nesta passagem. Até onde sabemos, nos quase 2000 anos desde que Ele falou estas palavras, nenhum cristão jamais falou com uma montanha real e fez com que ela caísse no mar.

A “montanha” em questão é uma metáfora para qualquer obstáculo na vida, grande ou pequeno, que impeça você de cumprir seu propósito ordenado por Deus na vida e “cair no mar” é uma metáfora para a remoção desses obstáculos, não importa o quanto isso pode demorar.

Nesta passagem, Jesus está fornecendo aos seus seguidores uma quarta opção além das três opções habituais disponíveis para aqueles com obstáculos em seu caminho.

A primeira opção é dar a volta na montanha. Montanhas, no entanto, vêm em cadeias e esta opção pode levar você longe de seu propósito na vida.

A segunda opção é passar por cima da montanha. Montanhas, no entanto, são altas e nevadas e esta opção pode levar à sua morte ou ferimentos graves, terminando ou atrasando o seu propósito na vida.

A terceira opção, talvez a pior de todas, é parar antes da montanha. Nesta opção, a montanha parou todo o progresso em direção ao cumprimento de seu propósito na vida.

A quarta opção que Jesus oferece é ter fé em Deus e dar uma ordem a montanha.

Em vez de confiar no zelo carnal das opções um e dois ou no beco sem saída da terceira opção, a quarta opção coloca Deus na equação.

Ter verdadeira fé em Deus, sem duvidar, quase automaticamente leva ao tipo de discurso que remove montanhas.

A remoção nem sempre pode ser como a remoção dramática e imediata da metáfora, mas o trabalho será feito com certeza.

A quarta opção é realmente a única opção disponível para o seguidor de Cristo. Jesus não sugere apenas que tenhamos fé em Deus; Ele ordena que tenhamos fé em Deus.

Para o cristão, é a maneira que Deus determinou para lidar com os obstáculos. De fato, mesmo que a montanha não pareça mover-se, ainda é a maneira que Deus determinou para lidar com os problemas.

Se você está enfrentando obstáculos na vida hoje, comece a fazer o que vai ter que fazer, mais cedo ou mais tarde, para removê-los: tenha fé em Deus e dê ordens as montanhas da vida, em nome de Jesus!

Oração

Pai, me encha de fé e confiança a ponto de ordenar os problemas que se erguem como montanhas em minha frente, que se movam e se joguem no mar da confiança e da fé em Ti! Sei que os problemas estarão lá, mas estarão inundados pelos teus cuidados! Em nome de Jesus! Amém!