Cheio do Espírito

Cheio do Espírito

 

“Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito.” (Efésios 5:17-18)

Quando pensamos na expressão “cheios do Espírito”, muitas vezes a relacionamos com uma experiência emocional ou uma sensação de euforia, mas na realidade, a palavra “cheio” poderia ser traduzida como “controlado”.

É uma palavra que fala do que acontece quando o vento enche as velas de um barco e o guia.

Da mesma forma, Deus está nos dizendo que devemos deixar que o Seu Espírito nos encha e controle nossas vidas.

Outro fato interessante sobre a palavra “cheio”, é que na língua original ela está em um tempo verbal que expressa algo contínuo, algo que deve ser feito continuamente.

Então poderíamos entender esta frase como: “Estar constantemente cheio do Espírito Santo”.

Este não é um evento único. Pelo contrário, é algo que ocorre repetidamente, como quando enchemos o tanque de gasolina de nossos carros, para que continuem funcionando.

Deus quer nos encher com Seu Espírito. Uma grande coisa a se dizer a cada dia é: “Senhor, enche-me com teu Espírito. Senhor, enche-me mais uma vez.”

Podemos ter experiências emocionais. Podemos também não ter experiências emocionais. Afinal isso tem muito pouco a ver com a realidade de “estar cheio e controlado pelo Espírito”.

Um outro ponto sobre o versículo 18 de Efésios 5 é que isto é uma ordem, não uma sugestão.

As escrituras não estão dizendo: “Se a sua rotina permitir, ou se você não se importar, você poderia por favor talvez pensar em considerar deixar o Espírito Santo lhe encher e controlar?”.

Pelo contrário, Deus está dizendo que Ele nos comanda, ordena que sejamos cheios do Espírito Santo.

Oração

Pai amado, quero me manter controlado pelo Espírito Santo. Eu sou propriedade do Senhor e quero permitir que todos os dias eu seja cheio do Espírito Santo nas minhas palavras, nas minhas ações, nos meus pensamentos. E que eu possa estar preparado para responder a razão da minha fé com autoridade de quem vive uma vida cheia do Espírito Santo! Em nome de Jesus, Amém