Cumprindo a Lei

Cumprindo a Lei

 

“Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.” – Mateus 5:17

Outro dia, encontrei um amigo meu, um chefe de polícia, para tomar um café. Ele estava a caminho do trabalho, então chegou de uniforme.

Um uniforme de polícia é bastante impressionante, mas o uniforme de um chefe de polícia é ainda mais impressionante. E a energia da sala mudou quando ele entrou.

Isso porque ele é um representante da lei e um executor da lei. E a lei funciona como um marcador para tudo.

Jesus disse: “Não pense que eu vim destruir a Lei ou os Profetas. Eu não vim para destruir, mas para cumprir” (Mateus 5:17). Ele não anulou os mandamentos; Ele estava cumprindo-os.

Por exemplo, no Sermão da Montanha, Ele disse: “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.” – Mateus 5:27,28.

Na passagem acima, Jesus não apenas citou a Lei mas a atenuou, evidenciando assim a nossa total incapacidade de cumpri-la.

Havia o jovem muito bem-sucedido que veio a Jesus um dia e disse: “Bom Mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna?” (Marcos 10:17).

“Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. Você conhece os mandamentos: ‘não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’”. – Marcos 10:18,19.

Por que Jesus fez isso?

Primeiro, Jesus validou os Dez Mandamentos. Então Ele usou os Dez Mandamentos como um espelho moral. Os Dez Mandamentos serão o critério moral para nos condenar no dia do juízo.

Os dez mandamentos não nos tornam justos. Deus nos deu para mostrar que não somos justos e nos levar aos braços abertos de Jesus.

Nossa única esperança na luta contra o pecado é Jesus. Somente Ele foi capaz de cumprir a Lei, e somente Ele pode nos justificar diante de Deus

Oração

Pai, eu Te agradeço por Tua bondade para comigo. Eu não sou capaz de cumprir a Lei por causa do pecado em mim, mas o Senhor conseguiu e me justificará no dia do juízo. Ajuda-me na minha caminhada diária, e que eu possa detectar tudo de errado nas minhas ações. Em Teu Nome Jesus, amém!

Um louvor para te abençoar