Hipócritas sempre existiram!

Hipócritas sempre existiram!

 

E também te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. – Mateus 16:18

Eu sei que é muito fácil ser crítico da igreja hoje, e garanto, há muitas coisas erradas nisso. Mas não se esqueça disso: quando Jesus Cristo andou nesta terra, Ele iniciou apenas uma organização, e é chamada de igreja. E Ele disse: “As portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18).

Alguns podem dizer: “Sim, mas há muitos hipócritas na igreja”. Adivinha? Isso não é novidade…

Havia hipócritas na igreja do primeiro século também.

De fato, um dos discípulos escolhidos a dedo por nosso Senhor acabou sendo um hipócrita.

Então, sim, hipócritas e hipocrisia não são novidade.

Isso sem mencionar que na igreja primitiva havia rivalidades, heresias e alguma imoralidades.

Jesus contou uma parábola interessante que chamamos de parábola do trigo e do joio.

Nesta história, Ele fala sobre um fazendeiro que vai e semeia trigo em seu campo, e à noite seu inimigo entra e semeia o joio, entre o trigo.

O joio que Jesus estava descrevendo também é conhecido como sementes de joio, que se parecem exatamente com trigo inicialmente, e até mesmo através do processo de crescimento.

Se o joio for colhido por engano junto com o trigo, ele contamina a massa estragando a produção. Mas os ceifeiros, os homens que trabalham com o trigo sabem diferenciar as plantas, e os separam.

Jesus estava dizendo: “Você vai ter o falso crescendo ao lado do real, o falso ao lado do genuíno.” O joio e o trigo crescerão juntos, e nós não necessariamente saberemos quem é quem e o que é o que até o dia final, quando o ceifeiro saberá diferenciar e separar os dois.

Sim, haverá hipócritas entre nós. Só Deus sabe quem eles são.

Mas vamos também lembrar que cada um de nós tem momentos de hipocrisia.

O que precisamos nos preocupar é em vigiar se estamos sendo hipócritas e se estamos vivendo vidas autênticas diante de Deus.

Oração

Pai, eu quero ser purificado por Tua Palavra! Quero que na Tua volta, eu seja encontrado como trigo e não como joio. Quero ser separado para ver a Tua Glória! Me faz ficar alerta nisso! Me faça perceber quando estou sendo hipócrita e me reveste da Tua santidade e humildade! Em nome de Jesus, amém!