Ligados na Videira

Ligados na Videira

 

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. – João 15:5,6

Da perspectiva cristã, Jesus está falando a verdade nesta passagem sobre aqueles que permanecem ou não nele.

Ele é o Cristo, o Messias ungido de Deus. Se, portanto, você quer dar muito fruto, deve permanecer Nele e Ele em você. Fora isso e você não pode fazer nada na vida.

João 15 contém a sétima das sete declarações “eu sou” de Jesus no evangelho de João. Nessas declarações, Jesus torna conhecido quem Ele é e o que acontece quando cremos Nele.

Neste particular, Jesus afirma que Ele é a “videira verdadeira” (João 15: 1) e o que acontece quando aceitamos isso é que daremos muito fruto.

A metáfora é videira, galhos e frutas, mas a realidade é Cristo, cristãos e realizações semelhantes a Cristo.

Se os ramos permanecerem na videira, darão frutos, assim também o cristão que habita em Cristo agirá como cristão.

Haverá tudo o que esperamos dos cristãos: os frutos e os dons do Espírito, o comportamento semelhante a Cristo e as ações cristãs de todo tipo.

Existem muitas pessoas que não estão ligados na videira, ou nunca estiveram na videira.

Elas acreditam que podem fazer o que acham certo, e em alguns casos, eles até conseguem ser muito bem sucedidos, porque todos podem praticar o bem, e fazer algo muito bom para sociedade sem ser cristão.

Embora o que eles realizem possa parecer alto e poderoso da perspectiva do mundo, da perspectiva de Jesus, não é nada. Veja este verso:

Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam. – Isaías 64:6

Tudo de bom que um ser humano pode fazer, não é nada comparado a natureza graciosa e bondosa de Cristo.

Se queremos realizações na vida que durarão, que atravessarão o fogo, permanecer em Cristo é a chave.

Oração

Senhor Jesus, eu quero permanecer em Ti! Quero ler a Tua Palavra e receber do Senhor o entendimento necessário! Quero dar fruto, quero testemunhar o Teu evangelho para o maior número de pessoas que eu puder! Quero ser sal e luz para um mundo sem esperança! Em Teu nome, amém!