Meus Dons e Talentos

Meus Dons e Talentos

 

Mas Jonas levantou-se para fugir para Társis da presença do Senhor. Ele desceu para Jope e encontrou um navio indo para Társis. Então pagou a passagem e desceu para ir com eles a Társis, longe da presença do Senhor. – Jonas 1: 3 ESV

Jonas tinha um dom profético de Deus e um chamado específico. Ele deveria usar seu dom para proclamar ao povo de Nínive um aviso de destruição iminente se continuassem em seus maus caminhos.

Os assírios de Nínive eram inimigos do reino do norte de Israel, no entanto, Jonas não queria que os inimigos de seu povo tivessem a oportunidade de se arrepender e ser poupados (Jonas 4: 2).

Por isso, Jonas fugiu da presença do Senhor. Ele embarcou em um navio com destino a Társis, que ficava tão longe de Nínive quanto era possível naquela época.

A maioria das pessoas conhece o resto da história. O navio encontrou uma violenta tempestade enviada pelo Senhor, Jonas foi identificado por muitos como a causa da tempestade, os homens do navio o jogaram ao mar para acabar com a tempestade e funcionou.

Jonas foi engolido por um enorme peixe fornecido pelo Senhor e da barriga do peixe clamou ao Senhor. O Senhor ouviu seu grito e o peixe vomitou Jonas em terra seca, ele recebeu seu chamado uma segunda vez e desta vez ele obedeceu ao Senhor, e Nínive se arrependeu e foi poupada.

Quando lemos a história de Jonas, somos lembrados do que o apóstolo Paulo escreveu aos romanos: “Porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis” (Romanos 11:29).

Só porque Jonas não queria usar seu dom a serviço do que Deus o chamava a fazer, não significa que o dom e o chamado não estavam mais em operação.

Isso não significa que Jonas poderia se livrar do problema. E Deus teve misericórdia dele e deu-lhe uma segunda chance para cumprir seu dom e seu chamado.

Entre outras coisas, a história de Jonas é uma história de advertência. Isso deve nos levar a refletir sobre nossas próprias vidas.

Nós negligenciamos qualquer dom e qualquer chamado que Deus nos deu?
Será que algumas tempestades e peixes enormes em nossas vidas que podem ter sido enviados por um Deus misericordioso tentando nos trazer ao arrependimento, tentando nos dar uma segunda chance?

Vamos atentar sobre isso e ver se não estamos desperdiçando nossos dons e talentos.

Oração

Pai, obrigado por me oferecer dons, talentos e o chamado para levar o evangelho as pessoas que estão ao meu redor. Que eu possa obedecer a Tua voz, e jamais tentar resistir como Jonas tentou. Que eu possa usar a minha vida para abençoar outras pessoas e não ser pedra de tropeço. Em nome de Jesus, amém!