Não Desvie o Seu Foco!

Não Desvie o Seu Foco!

“No mesmo dia o faraó deu a seguinte ordem aos feitores e capatazes responsáveis pelo povo: “Não forneçam mais palha ao povo para fazer tijolos, como faziam antes. Eles que tratem de ajuntar palha! Mas exijam que continuem a fazer a mesma quantidade de tijolos; não reduzam a cota. São preguiçosos, e por isso estão clamando: ‘Iremos oferecer sacrifícios ao nosso Deus’. Aumentem a carga de trabalho dessa gente para que cumpram suas tarefas e não dêem atenção a mentiras”…   Leia o texto integral em Êxodo 5:6-23

 

O Rei do Egito, o Faraó, nos tempos da visita de Moisés reivindicando a liberdade do povo, encontrou uma forma de desviar o foco do povo da adoração a Deus: ele foi aumentando a ocupação, o trabalho do povo de Deus…

Deus quer mudar a maneira como pensamos, mudando nossos pensamentos da auto-ocupação para a ocupação de Cristo.

O Perigo da Inferioridade

Nossa tendência humana é estar focado em nós mesmos e não em Jesus Cristo. Muitas de nossas maiores dores, lutas, fracassos e misérias derivam de nós sermos extremamente centrados em nós mesmos.

Muitas vezes, estamos envolvidos com pensamentos como: “Será que eu fiz o suficiente?”, “O que há de errado comigo?” e “Por que tenho tantas fraquezas?”

Infelizmente, quando nos tornamos excessivamente ocupados com o ego, nos tornamos obcecados, oprimidos e inevitavelmente deprimidos.

Sua mente está constantemente ocupada com pensamentos de como: você falhou, você perdeu, e quão indigno você é? Isso é sintomático de alguém que é claramente auto-ocupado.

Pensamentos como esse levam a pessoa a desenvolver um complexo de inferioridade.

As pessoas que sofrem com isso estão sempre prontas para se condenarem. Suas mentes estão obscurecidas com negatividade e pessimismo.

O Perigo da Superioridade

Mas a auto-ocupação também pode se manifestar no outro extremo do movimento do pêndulo como um complexo de superioridade.

Há pessoas que pensam que são sempre melhores que todos os outros. Eles são dolorosamente arrogantes e acham que suas perspectivas e opiniões estão sempre corretas.

Se você está se sentindo superior ou inferior, seu foco ainda é em si mesmo, e no final isso lhe causa grande dor, miséria e sofrimento.

Somente Cristo

Somente em Cristo você experimentará a verdadeira transformação e não andará nem no orgulho nem na falsa humildade.

Quando você está ocupado com Cristo, a carne em você se torna submissa e você começa a manifestar inconscientemente todos os atributos adoráveis, saudáveis ​​e belos de Jesus o Cristo.

Os frutos do Espírito, como amor, alegria, paz e bondade, fluem através de você sem esforço quando sua mente é renovada e ocupada com a pessoa de Cristo.

É algo inevitável! Você não pode tocar a Graça de Deus e não se tornar santo, assim como você não pode tocar a água e não se molhar!

Autor: Pastor João Alves Neves
Igreja Batista Peniel do Salvador – Salvador-BA

Oração:

Senhor Jesus! Me ajude, de acordo com Sua Palavra, a não cultivar a baixa auto-estima, e muito menos o egoísmo! Ajuda-me a ter um espírito equilibrado, e refletir a Tua presença em mim através de atitudes, Palavras e Ações!

Um louvor para te abençoar