O Escudo da Fé

O Escudo da Fé

 

Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. – Efésios 6:16

Em Efésios 6: 10-20, o apóstolo Paulo nos fala sobre uma guerra sendo travada contra o povo de Deus.

Para que os cristãos se mantenham vitoriosos nessa guerra, é necessário usar uma armadura.

A armadura comum, no entanto, não serve. Isso é por causa da natureza do inimigo. O inimigo não é “carne e sangue”, mas “principados”, “poderes”, “governantes das trevas” e “hostes espirituais da maldade”.

O inimigo, em outras palavras, é todo o exército de forças demoníacas sob o controle de Satanás, o próprio “maligno”.

A armadura, como resultado, deve ser adequada para uma guerra contra as forças espirituais do mal. Deve ser toda a “armadura de Deus”.

As peças desta armadura são a “verdade”, a “justiça”, o “evangelho da paz”, a “salvação” e a “palavra de Deus”.

A peça de armadura mais importante de acordo com nosso versículo para hoje, no entanto, é a fé.

“Acima de tudo”, diz Paulo, devemos adotar o “escudo da fé”.

A fé é a única peça de armadura na lista de Paulo que ele identifica como sendo armada contra armas específicas do inimigo. As armas em questão são “dardos inflamados”.

O que são “os dardos inflamados do maligno?” Como a fé é necessária para combatê-los, estes dardos devem ser qualquer coisa usada pelo inimigo contra nós, na tentativa de afetar negativamente nossa fé.

As possibilidades são muitas. Por exemplo, elas podem ser tentações que tentam nos afastar da fé, provações que testam nossa fé, perseguições que tentam destruir nossa fé, ou idéias e argumentos que tentam minar nossa fé.

Paulo nos diz que o que devemos fazer para nos defendermos dos dardos ardentes é pegar o escudo da fé. Devemos nos defender ativamente com fé, e não apenas suportar passivamente os tiros do inimigo.

Embora a fé seja um presente de Deus (Efésios 2: 8), também é algo que temos que nutrir diariamente. Para derrotar as armas do inimigo, devemos usar a fé que Deus nos deu.

Um homem sábio disse uma vez: “Se você quer fé, pare de duvidar.”

Hoje, quando mais uma vez enfrentamos os dardos inflamados do inimigo, peçamos a Deus que nos ajude a parar de duvidar e assumir o escudo da fé que Ele nos equipou.

Oração

Pai, obrigado por nos oferecer a armadura, a proteção necessária para nos defender do engano do inimigo! Pai, que eu use o escudo da fé, mas não uma fé irracional, mas a fé verdadeira, em Cristo Jesus, revelada na Palavra de Deus! Em nome de Jesus, amém!