O Maior dos Profetas

O Maior dos Profetas

 

É necessário que ele cresça e que eu diminua. – João 3:30

Jesus disse em Lucas 7:28: E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista…

Acredito que a história de João nos mostra a principal razão pela qual Jesus o chamou de o maior profeta que já viveu.

João Batista passou trinta anos em preparação para seu ministério. Ele não desfrutou dos benefícios normais da infância ou adolescência.

Ele viveu no deserto, longe das pessoas e separado para Deus. (Lucas 1:80.) Finalmente, por aproximadamente seis meses, ele teve sucesso no ministério como nenhum outro homem jamais teve.

As multidões correram para o deserto para ouvi-lo pregar. Ele se tornou o homem mais influente em Israel e era conhecido pelos governantes romanos. Então, um dia, ele batizou Jesus no rio Jordão e proclamou a ele o Messias. (Mat. 3: 13-17; João 1:29.)

A partir desse momento, as multidões e até seus próprios discípulos começaram a seguir Jesus em número cada vez maior.

Isso teria destruído a maioria dos homens; mas quando ele foi questionado, João respondeu: “Ele deve aumentar, mas eu devo diminuir”.

Pouco depois, ele foi preso (Mt 4:12), e depois de um ano e meio em uma cela escura, ele foi decapitado. A grandeza de João não estava no seu próprio sucesso, mas no sucesso de outro.

Quando Jesus começou seu ministério, João Batista já havia iniciado a pregação do arrependimento para o perdão dos pecados. Esta era à obra preparatória de João.

Reflexão

Em nossa sociedade repleta de celebridades, poucas pessoas querem ser a cantora de apoio ou a gerente de palco.

Adotamos uma mentalidade de que, a menos que estejamos no centro das atenções, não somos nada. Não é assim que Jesus vê as coisas!

Ele ensinou em Mateus 23:11: “Aquele que é maior entre vós será seu servo”. Certamente João Batista foi o maior profeta porque ele era um grande servo de Jesus.

A vida dele e o elogio de Jesus para ele são tudo o que você precisa para te inspirar a ser um grande servo de Jesus e de todos que encontrar hoje.

Um louvor para te abençoar: