O Momento Mais Doloroso

O Momento Mais Doloroso

 

“E houve trevas sobre toda a terra, do meio dia às três horas da tarde. Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: ‘Eloí, Eloí, lamá sabactâni?’ que significa: ‘Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?'” (Mateus 27:45-46)

Sem dúvida, o sofrimento físico que Jesus passou na cruz é, na mente da maioria das pessoas, Seu momento mais doloroso.

Outros podem pensar que foi o açoite brutal que precedeu a crucificação de Cristo. O que pode chocar você é que nenhum desses eventos representa o Seu momento mais doloroso.

O momento mais doloroso de Jesus aconteceu na cruz, depois que uma escuridão cobriu a terra.

Naquele instante, Ele chorou em alta voz: “Eloí, Eloí, lamá sabactâni?”, que significa “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?” (Mateus 27:46)

Mas por que esse choro a Deus, em agonia, foi o momento mais doloroso de Cristo?

Eu acredito que naquele instante Jesus – pela primeira vez – experimentou estar separado do Deus Pai.

Essa separação temporária de Deus era, muito provavelmente, a situação única profetizada por Isaías, quando disse que o Servo Justo levaria a iniquidade deles (veja Isaías 53:11). Em cumprimento àquelas palavras, Jesus – o Servo Justo – levou os pecados do mundo à cruz.

Não entenda mal o choro de Jesus a Deus. Cristo não estava com raiva dEle. Veja como Ele intimamente se refere a Deus com “Meu Deus”.

Jesus não estava acusando Deus de O ter abandonado. Ele estava clamando a Deus, ansiando pela comunhão que outrora tinha.

Note que nós também teremos momentos em que nos sentiremos distantes de Deus.

Haverão tempos na vida que não teremos ideia acerca de como Deus está trabalhando. Esse não é o momento de virar as costas para Deus.

É o momento de se voltar para Deus, pois Deus ainda está lá para nos receber, nos curar e restaurar.

Por causa do momento mais doloroso de Cristo sobre aquela rude cruz, nós podemos proclamar em voz alta: “Deus nunca vai nos deixar ou nos abandonar” (veja Hebreus 13:5).

Oração

Senhor Jesus! Não posso imaginar o quanto que os meus pecados e os pecados da humanidade foram arrasadores para Ti naquele momento, na cruz.. Foi muito pior que os açoites e os pregos. Pai, te agradeço por me dar a chance de entender o Teu sacrifício. O Senhor morreu por mim, e eu quero viver para o Senhor! Em nome de Jesus, amém!

Um louvor para você meditar e adorar: