O Orgulho e a Queda

O Orgulho e a Queda

 

Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. – 1 Pedro 5:5-7

É difícil para uma pessoa orgulhosa se submeter à autoridade.

O orgulho impede a submissão porque a pessoa orgulhosa pensa tão bem sobre si mesma que acredita que nunca deveria se submeter à autoridade adequada.

Ela pensa que nunca deveria sofrer a indignidade e a inconveniência da submissão.

O problema com essa atitude, no entanto, é que ela incorre na oposição de Deus. Há uma razão pela qual a expressão “O orgulho precede a queda”, baseada em Provérbios 16:18, é comumente usada.

É porque isso acontece com muita frequência. O orgulho parece ser uma atitude que leva Deus à ativa oposição à pessoa orgulhosa.

“Mas porque?” você pode se perguntar. Porque Deus se importa tanto com a atitude dos orgulhosos?

A razão é que Deus é o governante soberano do céu e da terra. O orgulhoso tem muita dificuldade em se submeter a autoridades ou regras humanas, o que dirá as regras de Deus…

A pessoa orgulhosa desafia a cadeia de comando. Com efeito, ele está se opondo ao governo soberano de Deus, e Deus não fica parado. Em vez disso, Ele se opõe ao orgulhoso.

Mais cedo ou mais tarde, haverá uma um acerto de contas. Mais cedo ou mais tarde haverá uma queda.

Reflexão

Talvez o orgulho seja algo que atrapalhe sua vida. Talvez você se preocupe que a submissão à autoridade não funcione bem para você.

O remédio para este mal, o apóstolo Pedro nos diz, é lançar suas preocupações em Deus, porque Ele se importa com você. O remédio é se humilhar diante de Deus em vez de lutar contra ele.

A recompensa por essa reviravolta na atitude é exatamente o oposto do que os orgulhosos recebem. Em vez de uma queda, há um levantamento. Em vez de desfavor, há favor.

No tempo apropriado, a autoridade será sua, e você não terá que lutar contra Deus e o homem para obtê-la. Você a conseguirá através da humildade e da submissão a Deus! Deus tem cura para te oferecer!

Oração

Pai, sonda meu coração agora e me mostra se estou sendo orgulhoso. Me mostra se estou enfrentando meus líderes, minha igreja, meus irmãos com oposições movidas pelo orgulho de impor minha vontade. Me mostre se estou sendo orgulhoso com relação a Tua Palavra. Me guia pelo caminho da humildade e submissão, para que eu recebe a vida abundante que o Senhor Jesus promete! Obrigado Pai! Em nome de Jesus, amém!

Um louvor para sua meditação