O Poder através da oração

O Poder através da oração

 

“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” Efésios 6:18

A oração a Deus em nome de Jesus, no poder do Espírito Santo é a força mais poderosa que existe na terra porque é unir a fraqueza humana a onipotência divina.

A oração conecta o altar ao trono. E as orações que sobem do altar ao trono, descem do trono de Deus para terra, por meio das grandes intervenções de Deus na história.

Deus é soberano, mas ele escolheu agir por intermédio da oração do seu povo. É por isso que a Bíblia diz: “nada tendes porque nada pediste” Tiago 4:2. E Jesus Cristo disse: “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Mateus 7:7,8.

É curioso que os discípulos de Jesus nunca pediram pra Jesus: Senhor ensina-nos a pregar, mas eles rogaram: Senhor ensina nos a orar!

A igreja primitiva aprendeu a orar porque olhou para o exemplo de Jesus Cristo, que mesmo sendo homem perfeito,  ele foi um homem de oração. E a oração é um instrumento que Deus nos dá pra nós vivermos uma vida vitoriosa e alcançarmos o favor de Deus.

A oração nos conduz ao centro da vontade de Deus.

Há um texto da Bíblia que me marca profundamente: Ezequiel capítulo 22 versículo 30.  Houve um momento em que Deus olhou do céu, em um tempo crucial para o povo de Judá, e procurou um homem que se colocasse na brecha em favor da nação, como intercessor, e Deus não encontrou sequer um. E a nação toda foi levada para um amargo cativeiro de 70 anos na Babilônia.

Por outro lado, em Êxodo capítulo 32, diz que houve um dia em que Israel provocou a ira de Deus, rebelou-se contra Deus e Deus resolveu eliminar aquela nação e recomeçar um novo povo através de Moisés.

E diz a Escritura que Moisés se colocou na brecha em favor do povo, orou e disse: Deus, poupa vida deste povo! Perdoa este povo, se não, risca o meu nome do livro que escreveu! E por causa da interseção de Moisés, Deus poupou toda aquela nação!

Deus é o Deus que responde às orações!

O poder de Deus se manifesta através da oração! e eu gostaria aqui de levantar para você alguns pontos importantes para aprendermos sobre oração:

Através do poder da oração, Deus traz livramentos extraordinários para o seu povo.

Quando Israel estava no Egito, depois de 430 anos em terra estrangeira, o povo começou a ser oprimido, castigado e escravizado com trabalhos forçados, com escassez de comida. O povo clamou e chorou diante de Deus. O povo pediu livramento e a Bíblia diz que Deus ouviu e libertou o seu povo.

A Bíblia diz que o apóstolo Pedro estava na prisão máxima de Herodes, aguardando o final da festa da páscoa para ser executado, mas havia oração incessante da igreja em seu favor! E no momento certo, no último dia, quando Pedro seria entregue para a morte, Deus enviou um anjo que fez os guardas dormirem, e acordou Pedro, e o tirou milagrosamente daquela prisão!

Ainda hoje, Deus traz livramentos para a sua vida, para sua família para a sua igreja, através da oração!

A oração é um instrumento de Deus para reverter situações humanamente impossíveis!

Para Deus não há causas perdidas! Até mesmo situações que você não vê saída, num beco sem saída, uma causa que não há nenhuma esperança na perspectiva humana, através da oração, Deus vai agir.

Quando o povo de Deus se coloca de joelhos, quando o povo de Deus se coloca na brecha, quando você se levanta para interceder, Deus reverte a circunstância, Deus muda o cenário, Deus intervém na história!

Deus levantou abatido, cura o enfermo, liberta o encarcerado, salva o perdido, quebra as algemas daquele que está escravizado pelo vício e pelo pecado! Portanto, não há causa perdida e não há problema insolúvel, não a vida irrecuperável para Deus.

Pelo poder da oração, Deus visita o seu povo com abundante copioso derramamento do seu Espírito!

A Bíblia diz que Jesus Cristo estava no Rio Jordão quando foi batizado e o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu e  Pai disse: Este é o meu filho amado em quem eu me comprazo!

O pentecostes aconteceu porque os 120 discípulos estavam no cenáculo perseverando unânimes em oração e depois de dez dias de oração coesa, unânime, então o Espírito Santo foi derramado com grande poder! E a igreja então se levantou na força e no poder do Espírito Santo, e Pedro pregou uma mensagem poderosa! Mensagem sobre a morte e ressurreição de Cristo e quase duas mil pessoas foram convertidas!

Os grandes reavivamentos da história aconteceram como resultado da oração. Nunca houve nem na Bíblia, nem na história da igreja qualquer avivamento que não tenha sido precedido pela oração fervorosa e perseverante!

Há poder através da oração e eu quero encorajar a você para se colocar na brecha em favor de seus filhos, em favor de seu casamento, em favor de sua família, em favor da igreja evangélica brasileira, em favor das autoridades constituídas, os cenários mais cinzentos podem se tornar jardins!

A igreja de Deus pode experimentar ainda hoje o poderoso avivamento espiritual! Se a igreja se levantar, se a igreja chorar diante de Deus, se igreja se colocar na brecha em favor daqueles que precisam receber alento, haverá reavivamento espiritual!

Eu creio firmemente no poder de Deus através da oração! Não há cristianismo sem oração. Não basta ter conhecimento, não basta ter zelo religioso… nós precisamos do poder de Deus

Precisamos unir Palavra, oração, piedade e fidelidade doutrinária. O poder do Espírito Santo e o poder de Deus vem através da oração!  Eu conclamo você a colocar-se na brecha e ser um intercessor!

É tempo de você se levantar! É tempo de você se colocar na brecha, é tempo de você ser erguido como intercessor na sua casa, na sua igreja, em favor da nossa nação!

Oração:

Deus, que eu possa aplicar isso em minha vida! Que eu possa ser um intercessor em favor da minha família, minha comunidade, minha igreja, meu pastor, meu país!

 

Texto extraído de uma pregação do Pastor Hernandes Dias Lopes.