Paz X Ansiedade

Paz X Ansiedade

 

Não se preocupe com nada, mas em todas as situações, com oração e petição, com ações de gratidão, apresente seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que transcende todo o entendimento, guardará seus corações e suas mentes em Cristo Jesus. – Filipenses 4: 6-7 NVI

A Bíblia não revela muitas emoções como medo, preocupação e ansiedade. Normalmente, aconselha que devemos evitar tê-los. Normalmente, comanda que devemos nos abster de tê-los.

“Não temas” (Deuteronômio 31: 6), “Não te preocupes” (Mateus 6:25), e o verso de hoje, “Não fiques ansioso”, são apenas três dos muitos exemplos que poderiam ser citados.

Quando você procura algumas definições no dicionário de “ansioso” e vê descrições como “aflição mental”, “muito preocupado”, “suspense doloroso” e “extremo mal-estar mental”, você pode ver por que a Bíblia nos incentiva a lutar contra a ansiedade.

Quem iria querer algo assim? Estar ansioso é exatamente o oposto de uma emoção que a Bíblia freqüentemente encoraja: a paz.

Em João 14:27, Jesus não diz que Ele ‘ vai ao pai e nos deixará ansiosos. Em vez disso, Ele diz que está nos deixando a paz. A paz, pode-se legitimamente concluir, é a emoção operativa padrão de um seguidor de Cristo.

Ansiedade, no entanto, não é tão facilmente evitada. Todos, seguidores de Cristo ou não, têm surtos de ansiedade.

Nas situações que nos causam ansiedade, Filipenses 4: 6 tem uma recomendação: a apresentação de orações e petições a Deus.

Quando a ansiedade te atingir, a recomendação é voltar-se para Deus, não para a situação.

Quando você faz, então algo de bom acontece. A paz que transcende todo o entendimento acalma o seu coração e mente perturbados.

Você pode não entender como Deus pode resolver esta situação, mas é por isso que ela é chamada de paz que transcende o entendimento.

Você entrega o problema a Deus, você “lança suas preocupações” (I Pedro 5: 7), e cabe a Ele descobrir como as coisas devem ser tratadas.

Não esqueça a parte de ação de graças da recomendação. Nossas orações e petições devem ser acompanhadas de ação de graças.

Afinal, se não formos gratos pelas muitas coisas que Deus já nos deu, por que esperamos que Ele nos dê ainda mais?

Oração

Senhor Jesus, obrigado por me incentivar a confiar mais no Senhor e na sua provisão! Que eu possa me afastar a cada dia da ansiedade e dos sentimentos nocivos. Em nome de Jesus, amém.