Pensem Nestas Coisas

Pensem Nestas Coisas

 

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. – Filipenses 4:8

Geralmente estamos menos preocupados com o que estamos pensando do que com o que estamos fazendo.

Ninguém sabe realmente o que estamos pensando, mas é muito mais fácil descobrir o que estamos fazendo.

Se nossa única preocupação é o que as pessoas pensam de nós, cuidar do que fazemos geralmente faz o trabalho. Não teremos que nos preocupar em limpar nossa vida mental para manter as aparências.

O apóstolo Paulo em nosso versículo de hoje, no entanto, quer nos encorajar a viver de acordo com um padrão mais alto.

Não devemos apenas limpar nossa vida exterior, mas também nossa vida interior. Nós os que cremos e confiamos em Cristo vivemos pelo Espírito e “aqueles que vivem de acordo com o Espírito se dedicam às coisas do Espírito” (Romanos 8: 5).

Se somos cristãos que vivem pelo Espírito, nossa mente deve refletir esse fato. Se nossas mentes estão fixas em outras coisas além da lista de Paulo, então algo está errado.

Às vezes, tudo o que é necessário para limpar nossa vida interior é simplesmente tomar consciência do que estamos pensando.

Nesses momentos, tomar consciência de qualquer pensamento de ódio, ciúme, falta de perdão, amargura, luxúria etc. nos oferece a oportunidade de lidar com eles rapidamente.

Devemos sempre ser sensíveis ao que estamos pensando, para que possamos fazer uma correção de curso em nossa vida mental, se necessário.

Às vezes, por outro lado, é muito mais difícil ganhar o controle de nossos pensamentos. Nesses momentos, devemos recorrer ao Senhor para se arrepender, pedir perdão e ajudar.

Nossa oração deve ser a oração que Davi fez depois de sua exposição como adúltero e assassino: “Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.” – Salmos 51:10.

Não vamos permitir que o desânimo tome conta de nossas mentes se as coisas não progridem tão rapidamente quanto gostaríamos.

Afinal, desânimo não é uma das coisas da lista de Paulo. Acertar nossas mentes é um processo ao longo da vida.

Oração

Pai, sou falho e pecador e preciso destes ajustes mentais para ter uma vida de plena abundância. Pai me faz identificar o pecado em meus pensamentos e me purifica de acordo com o texto de Filipenses 4:8, em nome de Jesus, amém!