Se Deixe Ser Controlado!

Se Deixe Ser Controlado!

 

Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. – 2 Coríntios 7:1

Entre outras coisas, a Bíblia é um livro muito honesto. Ela nos revela quando os personagens bíblicos considerados os heróis da fé, em algum momento, vacilaram.

A Bíblia nos diz, por exemplo, que depois que Noé recebeu milagrosamente um monte de animais em sua arca, depois enfrentou uma tenebrosa tempestade e um novo oceano, e finalmente chegou ao novo local que Deus criou para ele, ele saiu e ficou bêbado…

A Bíblia também nos diz que Abraão, o pai da fé, mentiu em várias ocasiões.

Davi, o homem segundo o coração de Deus, cometeu adultério e efetivamente cometeu assassinato para esconder seu adultério.

O poderoso Sansão, que poderia fazer proezas sobrenaturais de força com o poder do Espírito Santo, tomou muitas decisões ruins e colheu as consequências.

Quando chegamos ao Novo Testamento, lemos sobre os pecados e lapsos de Simão Pedro.

Agora, se dependesse de mim, eu teria deixado de fora todos esses detalhes desfavoráveis. Mas a Bíblia os inclui porque eles aconteceram, e nos servem de exemplo.

Por outro lado, lemos sobre outros homens e mulheres da Bíblia e não encontramos relatos deles comprometendo ou lutando com qualquer pecado. Não é que eles não o fizeram, mas a Bíblia não menciona isso.

Não sabemos de nenhum pecado que José do Egito cometeu, exceto talvez se gabar de sua família sobre seus sonhos e ter um pouco de orgulho de seu casaco colorido.

Além disso, não lemos sobre nenhum pecado que Daniel ou seus amigos Sadraque, Mesaque e Abednego cometeram.

Então, chegamos a conclusão que alguns personagens históricos da Bíblia lutaram mais que outros contra seus próprios pecados e limitações.

Aqui está o que se resume: escolhemos que tipo de vida cristã queremos viver.

Se você quer viver em constante luta com o pecado, você vai ter que enfrentar as consequências disso. “Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas não devo me tornar escravo de nada.” – 1 Coríntios 6:12 NVT

Em outra passagem, o apóstolo Paulo ensina: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.” – Gálatas 6:7

Foi isso que aconteceu com os antigos homens de Deus. Eles mantiveram sua devoção, mas em algum momento de suas vidas, eles se deixaram dominar pelo pecado e colheram sérias consequências.

Contudo, Deus conhece nossas limitações, e sabe que é possível viver em novidade de vida pelo poder do Espírito Santo, que foi fornecido por Jesus Cristo através da cruz. Jesus é o nosso exemplo de conduta e a vitória está Nele.

Que você possa viver em vitória através de uma vida controlada pelo Espírito.

Oração

Senhor Jesus, glorioso seja o Teu nome. Sou humano e limitado, mas posso dizer sim e não aos desafios que o pecado dentro de mim me impõe. Que eu possa estar atento e dizer não ao pecado, mas se eu vacilar, te peço que eu jamais Te abandone, e que eu seja restaurado, como os antigos foram. Te peço que o Espírito Santo me controle, em Teu nome! Amém!

Um louvor para você meditar: