Transforme Sua Ansiedade Em Oração

Transforme Sua Ansiedade Em Oração

 

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. – Filipenses 4:6

Hoje existem muitas coisas que podem nos causar preocupações e ansiedade.

Existem as preocupações do mundo. Existem preocupações em nosso próprio país, tais como a corrupção política e social, problemas de segurança e saúde pública.

Depois, existem preocupações pessoais, como problemas de saúde e familiares.

Parece que as preocupações estão sempre lá, sempre se aproximando de nós.

Mas a preocupação não é produtiva. De fato, ficar preocupado ou ansioso é uma marca humana do nosso fracasso em confiar em Deus.

A palavra preocupação vem de um termo em inglês antigo que significa “estrangular” ou “sufocar”. É isso que a preocupação faz. Isso nos sufoca. A preocupação não esvazia amanhã sua tristeza; hoje esvazia sua força.

Pesquisas médicas modernas provaram que a preocupação quebra nossa resistência a doenças. Na verdade, afeta o sistema nervoso e, mais especificamente, os órgãos digestivos e o coração.

De fato, 79 a 90% de todas as visitas a médicos de cuidados primários estão relacionadas ao estresse. E a última coisa que queremos no momento atual, e ter imunidade baixa por causa da nossa ansiedade.

Paulo, na Carta aos Filipenses nos diz: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” – Filipenses 4:6,7

Precisamos transformar nossas preocupações e ansiedades em oração.

Isso requer o desenvolvimento de um reflexo condicionado. Todos temos reflexos naturais, como quando tocamos em algo quente e recuamos imediatamente. Depois, há um reflexo condicionado, algo que se torna natural depois que o fizemos tantas vezes.

Por exemplo, ficar em pé durante o hino nacional ou colocar a mão sobre o coração durante o Juramento de Fidelidade é um reflexo condicionado.

Não podemos controlar nosso universo, por mais que tentemos, mas certamente podemos orar sobre isso. A próxima vez que você estiver tentado a se preocupar, ore. Transforme suas preocupações e ansiedade em orações.

Oração

Pai querido, Santo e Eterno Deus: Eu sou um pecador e tenho ansiedades e preocupações, e sei que isto não ajuda em nada. Pai eu quero praticar a minha fé em Ti, quero te adorar e confiar em Ti em todos os momentos, seja na adversidade ou na tranquilidade. Ajuda-me a desenvolver minha fé e confiar muito mais em Ti. Quero descansar na Tua presença! Em nome de Jesus, amém!