Tudo Coopera Para o Bem

Tudo Coopera Para o Bem

 

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. – Romanos 8:28

Você se lembra da história de José do Egito?

José estava caminhando, destino desconhecido. Seus irmãos o capturaram e o venderam como escravo e depois um egípcio chamado Potifar o comprou. Potifar, que era o chefe de segurança do Faraó, levou José para sua bela casa e o colocou no comando, como se fosse um mordomo.

José executou tudo lindamente. Mas a esposa lasciva de Potifar se concentrava em seduzir o jovem José. Ele resistiu aos constantes avanços dela, dizendo: “Como então posso fazer essa grande maldade e pecar contra Deus?” (Gênesis 39: 9 NVI).

Então, um dia, quando estavam sozinhos em casa, ela agarrou José pelo casaco. José correu o mais rápido que pôde, mas ela o acusou falsamente de estupro. José foi para a prisão.

Cerca de onze anos se passaram desde o momento em que José foi à casa de Potifar até o momento em que deixou a prisão. José poderia facilmente reclamar com Deus e dizer: “Deus, eu acreditava em você. Não cedi aos avanços daquela mulher. Eu vivi uma vida de integridade. E veja onde isso me levou…”

Mas José não reclamou com Deus, e esperou.

Por fim, o faraó teve um sonho. José interpretou esse sonho e se tornou o segundo homem mais poderoso do Egito. Ele avisou ao Faraó que uma fome severa estava chegando, então Faraó o colocou no comando do suprimento de comida.

Eventualmente, os irmãos de José vieram procurar comida no Egito. E ironicamente, o único suprimento de comida estava sob o controle de José.

Poderia ter sido a chance de José se vingar deles, mas em vez disso, José fez uma declaração surpreendente: “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos”. E assim os tranquilizou e lhes falou amavelmente.” – Gênesis 50:20,21.

José parecia entender Romanos 8:28 antes mesmo de ser escrito. Ele entendeu que Deus estava no controle de sua vida.

E ele sabia que Deus pode transformar situações ruins, tribulações e adversidades em situações de bênção, perdão e restauração.

A Deus, toda a glória!

Oração

Pai querido. Ensina meu coração a entender que as tribulações e adversidades são grandes chances de renovar minha fé em Ti. Faz o meu coração como o coração de José, que perseverou em meio as tragédias que ele viveu, foi recompensado e manteve a sua adoração e sua humildade. Em nome de Jesus, amém!

Um louvor para te abençoar: