Vivendo Sua Palavra

Vivendo Sua Palavra

 

Ame ao SENHOR seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças. – Deuteronômio 6:5

Jesus identificou nosso verso de hoje como sendo o maior mandamento (Mateus 22: 36-38).

É o maior porque é o mais fundamental. Como não há nada maior que Deus, o mandamento de amá-lo é o maior.

O mandamento que Jesus identificou como segundo: “Ame ao próximo como você ama a si mesmo” (Mateus 22:39), é o segundo porque o objeto do amor não é tão grande quanto Deus.

O que exatamente significa amar a Deus?

A palavra grega para o amor usada no Evangelho de Mateus tem mais a ver com compromisso do que com sentimento. O significado é comprometer-se, entregar-se a algo, colocar algo primeiro.

O mandamento de amar a Deus com todo o nosso coração, alma e força, então, significaria nos comprometer totalmente e sinceramente com Ele como sendo o primeiro em nossas vidas.

Deuteronômio 11: 1 diz que devemos “amar o SENHOR, o seu Deus. Você deve fazer o que ele manda e obedecer sempre às suas leis, regras e mandamentos”.

Se quisermos amar a Deus de todo o nosso coração, alma e força, então devemos obedecer a Seus mandamentos, incluindo aquele que O amará.

Amar a Deus é amá-lo por quem Ele é, e pelo que Ele é.

Como Deus é o criador de todas as coisas, faz sentido que nosso amor por Ele incluísse nossa obediência às Suas exigências. De fato, como poderíamos realmente amar a Deus e ignorar esses requisitos?

Todos nós, é claro, estamos aquém do mandamento de amar a Deus. Mesmo que devamos, nem sempre nos comprometemos com Ele de todo o coração, e nem sempre o colocamos em primeiro lugar.

Felizmente para nós, quando Jesus identificou o maior mandamento, Ele não estava tentando estabelecer um padrão legalista e religioso que deve ser obedecido, para que a salvação não seja perdida.

O maior mandamento continua a ser um mandamento, mas, para aqueles que estão em Cristo, a obediência ao mandamento agora é medida pelo que Jesus fez, e não pelo que fazemos – porque “pela obediência de um só homem muitos serão feitos justos” (Romanos 5:19)

Ou seja, somente Jesus pode cumprir todos os mandamentos, e se estivermos unidos a Ele, Ele nos ajudará a vencer os desafios que o pecado nos impõe, e viveremos uma vida sincera e santa diante Dele.
Assim, daremos frutos dignos e estaremos preparados para identificar nossos próprios erros, amando intensamente nosso Jesus!

Oração

Senhor Jesus, meu desejo é amar o Senhor com todas as minhas forças… Sei que somente o Senhor obedeceu os mandamentos, só o Senhor é Santo, mas sei que serei santificado pelko o que o Senhor fez por mim! Me ajude a identificar os meus erros para que eu não viva debaixo do jugo do pecado, mas viva uma vida plena e sincera diante de Ti. Me ajude a confessar meus pecados e buscar não repeti-los, para que eu viva a vida abundante que o Senhor promete! Em nome de Jesus, amém!